Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 28 visitantes online, total de visitas: 122.695

Símbolos Heráldicos

COMPOSIÇÃO DA ORDENAÇÃO HERÁLDICA DA FREGUESIA DE BARÃO DE S. JOÃO

BRASÃO

 

 

Brasão : escudo de verde, Agnus Dei de prata, com um lábaro de mesmo, hasteado de ouro e carregado de uma cruz firmada, de vermelho; em chefe, coronel de barão, de ouro, com suas pérolas e rubis. coroa mural de prata de três torres. listel branco, com a legenda a negro: "BARÃO DE S. JOÃO". 

 

BANDEIRA

 

Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

 

SELO

Selo: nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Barão de S. João - Lagos"

 

INTERPRETAÇÃO DA ORDENAÇÃO HERÁLDICA DA FREGUESIA DE BARÃO DE S. JOÃO

No caso da Ordenação Heráldica da Freguesia de Barão de S. João, os elementos em presença, sugere-nos a seguinte leitura:

A existência do Agnus Dei (o Cordeiro de Deus) relaciona-se com o orago da Freguesia que a titula sob o ponto de vista religioso e que é representada por S. João Batista com o cordeiro, imagem difundida a partir da Idade Média e que se associa à criação da Freguesia desde os tempos em que a mesma detinha um acentuado cinho administrativo religioso até à sua passagem para Freguesia Civil após a implantação da Républica em Portugal.

A inclusão do coronel de Barão relaciona-se, como sabemos, a um título nobiliárquico que entra no domínio da titularidade atribuída pelos nossos reis e rainhas desde a segunda metade do século XV.

Os restantes elementos relacionam-se com o uso da Bandeira e o Selo Branco que a Junta de Freguesia passa a deter para a identificação interna e externa.

A mensão dos cromatismos existentes na Ordenação Heráldica constituem atribuições provindas desta Ciência Histórica (a Heráldica),  que possui as suas regras específicas, embora, e sem analogias próprias, possamos observar que a presença do verde no escudo se relacionará com as características da Freguesia de Barão de S. João, isto é, ser uma Freguesia rural. Contudo, o uso do cromatismo verde na Heráldica, constitui um dos metais mais nobres utilizados nesta Ciência Histórica.