Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 34 visitantes online, total de visitas: 122.701

Historia

HISTORIAL

Barão de São João é uma freguesia rural do concelho de Lagos, distrito de Faro, tem a área de 51,75 Km2, fica situada no extremo noroeste do concelho de Lagos, sendo limitada a Norte pela freguesia da Bordeira (concelho de Aljezur); a Nascente pela freguesia de Bensafrim (concelho de Lagos); a Sul pelas freguesias de São Sebastião e da Luz (concelho de Lagos) e a Poente pelas freguesias de Barão de São Miguel, Budens e Vila do Bispo (concelho de Vila do Bispo).

Barão de São João resulta na expressão mais eloquente de uma Medievalidade que perdurou até à implantação da restauração da Freguesia em 1933.

A povoação de São João Baptista enriqueceu o seu património imobiliário com vastos domínios económicos que se estendiam até Budens, Barão de São Miguel, Almádena, etc.
Estas áreas sócio-económicas englobavam a então freguesia de Barão de São João que numa titularidade nobiliárquica fundamentavam a povoação de São João Baptista.

É no século XV, em pleno reinado de D. Afonso V, que surge em Portugal o título nobiliárquico, assim o Algarve iria conhecer este título numa data posterior a 1475.

Porém, é apenas no século XVII que a povoação de São João Baptista recebe o título nobiliárquico. Nessa época, Barão de São João detinha já de várias Confrarias e Mordomias.

Barão de São João evoluiu regressivamente e chega aos inícios do século XX com uma situação deficitária relativamente aos habitantes e aos meios económicos.

Integrado numa sociedade contemporânea através de uma ruralidade, Barão de São João inclui uma Mata Nacional e uma Igreja tipicamente enquadrada no século XVII onde são notáveis elementos religiosos dedicados a São João Baptista, ao Sagrado Coração de Jesus, entre outros.

in MARTINS, José António de Jesus,
Estudo Histórico Monográfico - da Freguesia de Barão de São João,1989, pp.23-24

Para saber mais sobre a nossa história entre aqui:

História 1

História 2

História 3

História 4

História 5

História 6

História 7

História 8

História 9

História 10