Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 8 visitantes online, total de visitas: 122.675

Artesanato

ARTESANATO
No que diz respeito ao artesanato destacam-se: a cestaria em verga, palma e esparto; as miniaturas em madeira que representam alfaias e carros agrícolas; a trapologia, retalhos cortados com a forma pretendida, passados a ferro e cosidos à máquina, por vezes é também utilizada a lã; confecção de tapetes, almofadas, colchas, etc ; olaria e cerâmica, em que o material utilizado é o barro, que depois de cozido é pintado; bambu e madeira também são materiais utilizados para o fabrico de objectos, como por exemplo, molduras, brinquedos, entre outros.

Os Artesãos vendem o artesanato na sua residência, ou em Feiras locais ou regionais.

Eva Herre (têxteis naturais tingidos com cor de plantas)
Tel.: 282 687 525

Felismina Maria Martins (tapetes, almofadas de retalhos, naperons em croché)

Maria Helena Campos (trabalhos de decoração, adorno, bambu português)
Tel.: 93 3404 567

Olga Lopes (cerâmica)
Tel.: 282 688 235

Philip Exley (objectos em madeira)
Tel.: 282 688 005

Soledade Silva (trapologia e croché)
Tel.: 282 688 124


No que respeita aos brinquedos tradicionais destacam-se: os carros agrícolas feitos em madeira, com animais (burros ou vacas) feitos em cortiça; bolas feitas com restos de trapos e revestidas com meias; espingardas feitas com canas.
Este tipo de brinquedos era normalmente feito por pessoas que trabalhavam no campo, de modo que, no Inverno quando chovia, ocupavam o tempo a fazê-los para os seus filhos ou netos.
Estes brinquedos foram utilizados pelas crianças de Barão de São João até meados da década de 70 (século XX). Porém, actualmente, alguns avós ainda os fazem para os seus netos, relembrando assim os tempos em que se divertiam com este tipo de brinquedos.